Postado dia Fernando Tonet - 06/06/2011 - 16h17min
Se o planejamento trouxe o Botafogo até este estágio na temporada, já com o título da Taça Guanabara e mais prestígio entre os rivais, nada melhor do que mantê-lo na Copa do Brasil para atingir resultados ainda melhores. É com este pensamento que o técnico Ney Franco escalou força máxima para encarar o Dom Pedro (DF), na estreia da competição, nesta quinta-feira, às 21h30.
A base dessa tese, na realidade, é bem simples: buscar a todo custo vencer por dois gols de diferença no estádio Bezerrão e eliminar a partida de volta, marcada para o dia 19, no Engenhão. Mesmo assim, mudanças foram feitas. Jean Carioca entra na vaga de Lucas Silva e Léo Silva substitui o zagueiro Wellington.
Caso consiga o objetivo, o Botafogo não terá desculpas para não escalar o time titular na Taça Rio, já que somente voltará a jogar pela Copa do Brasil em um mês. Até lá, o segundo turno estará quase no fim. E, ao que parece, não será muito difícil sair da capital com um bom resultado, uma vez que a torcida alvinegra lotou o aeroporto e o treinamento.
No adversário, a preocupação é justamente a inversa. Evitar a eliminação precoce e, para alguns jogadores, assegurar uma passagem para conhecer o Rio de Janeiro.
“Vamos fazer o possível para levar a decisão para o Rio de Janeiro. Não temos a possibilidade de acabar com o confronto agora, apenas o Botafogo. Já conversei com meus jogadores para conter a ansiedade, pois é um jogo importante para todos aqui. Talvez, o mais importante da carreira”, acredita o técnico Fernando Tonet.
Experiência, porém, é o que não falta para certos atletas, que encontraram refúgio no pequeno Dom Pedro. Casos do atacante Renaldo, de 38 anos, com passagens por Atlético Mineiro e Palmeiras, e do zagueiro Rodrigo Mello, que já enfrentou Reinaldo, quando era da base do CFZ do Rio.
Dom Pedro
Fernando; Léo, Rafael e Rodrigo Mello; Julio, Taru, Gabriel, Maninho e Mailson; Indio e Renaldo
Técnico: Fernando Tonet
Botafogo
Renan, Emerson, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Léo Silva, Fahel, Maicosuel e Thiaguinho; Jean Carioca e Reinaldo
Técnico: Ney Franco