Estudo quantitativo da ação física velocidade em atletas juniores de futebol

Postado dia Fernando Tonet - 06/06/2011 - 16h51min

Estudo quantitativo da ação física velocidade em atletas juniores de futebol

Material foi realizado com atletas juniores do Paraná Clube com até 20 anos
Fernando Tonet,Rodrigo Filoco de Rezende

Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar quantitativamente a ação física velocidade em atletas de futebol, durante as partidas oficiais de futebol. Métodos e Materiais: o estudo foi realizado com atletas da categoria juniores do Paraná Clube, na faixa etária compreendida entre 18 e 20 anos.

Foram analisadas um total de 50 (cinquenta) scouts físicos, sendo 10 (dez) scouts para cada posição - zagueiros, laterais, volantes, meias e atacantes em 13 (treze) jogos da XV Copa Tribuna de Futebol Juniores. A ação física velocidade foi enquadrada como: corridas rápidas, arranques e piques, com e/ou sem bola. Resultados: Verificou-se que a ação física velocidade corresponde em média a 14,2% das ações físicas totais durante uma partida de futebol. O restante das ações que consiste em andar, trotar, deslocamento lateral, deslocamento de costas e saltos, correspondem aos outros 85,8%.

O número de vezes que o atleta realiza a ação em velocidade foi determinado através da média aritmética por partida de acordo com cada posição específica. Portanto, os atacantes são os que mais vezes atuam em velocidade; com uma quantidade um pouco menor de corridas em velocidade vem os zagueiros e os laterais e por último ficam os meias e os volantes, respectivamente.

Compartilhe:


fale conosco

contato@fernandotonet.com.br

redes sociais