Influência da idade na seleção de atletas para a categoria sub-15

Postado dia Fernando Tonet - 06/06/2011 - 16h46min

Influência da idade na seleção de atletas para a categoria sub-15

Mario André Mazzuco,Julimar Luiz Pereira

Muitos critérios são utilizados na seleção de atletas para integrarem equipes de competição nos clubes de futebol. Devido à grande exigência do esporte em relação à força física e condições fisiológicas aprimoradas dos atletas, a grande parte dos treinadores e preparadores físicos têm demonstrado uma tendência em dar preferência a atletas nascidos no 1º semestre do ano, por considerar estes mais qualificados. A diferença de idade entre indivíduos de um mesmo grupo etário ou "ano-acadêmico" é chamada de idade relativa e sua conseqüência é chamada de Efeito da Idade Relativa - EIR(Musch e Grondin, 2001).

No esporte competitivo observa-se muitas vezes que indivíduos nascidos no início do ano competitivo predominam numericamente sobre aqueles nascidos no final do ano competitivo. Tal fato torna-se mais evidente em categorias de base, sendo que conforme há um avanço na faixa etária em categorias profissionais, tais freqüências tendem a modificar, ou seja, o EIR torna-se menor. Diferenças na idade relativa próxima de 12 meses podem resultar em significativas variações antropométricas dentro de um mesmo grupo (Helsen et al, 2005). Entendemos que em categorias de base as diferenças advindas da idade relativa, sejam de ordem física ou cognitiva, podem levar ao favorecimento da performance final, inclusive por um produto da maior motivação. Neste contexto, a competência observada e a motivação extrínseca acabam por favorecer a adesão à prática esportiva, bem como pode incorrer em frustração e conseqüente abandono quando o jovem atleta sente-se desfavorecido em relação aos seus companheiros.

Em estudo realizado com 16 equipes infantis (sub 15) de clubes profissionais do Brasil, foi possível verificar a tendência das equipes em selecionar seus atletas a partir da idade cronológica, dando preferência a atletas nascidos no 1º semestre, supondo que estes terão condições físicas e técnicas mais aprimoradas.
 

Compartilhe:


fale conosco

contato@fernandotonet.com.br

redes sociais